ADAP participa da reunião de setembro do COMUDE Bauru

No dia 14 de setembro, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Bauru (NAPEM), o Coordenador Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Arlindo Estevão Rodrigues, abriu a reunião em segunda chamada às 14h e prosseguiu com a pauta da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências que, ao final do debate, ficou acertada para ocorrer nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Municipal de Bauru.

Depois, foram feitas observações sobre a mudança de secretaria responsável pelo COMUDE, segundo o projeto de lei nº. 83/18, publicado no Diário Oficial. A mudança ocorreu devido ao censo e a recomendação do tribunal de contas de Bauru. Os membros deste conselho irão aguardar a tramitação do projeto de lei na Câmara Municipal.

Após estas deliberações, a convidada Ariani fez a leitura da ata da reunião anterior, sendo a mesma aprovada pelo pleno. Em seguida, o Coordenador Geral fez a leitura das respostas da EMDURB aos ofícios do COMUDE a respeito das fiscalizações nos transportes públicos municipais. Carlos Eduardo sugeriu que o Conselho deveria fazer as fiscalizações na empresa e nas ruas, para ajudar a identificar os ônibus problemáticos. A convidada Maria Clara fez um relato pessoal sobre uma dificuldade que enfrentou em agosto, em relação ao uso de um elevador de embarque.

Prosseguindo com as pautas previstas para esta reunião, foi feita a leitura do novo decreto e da nova lei do transporte público municipal pela convidada Ariani. Sugestões de alterações foram feitas pela própria Ariani e pela conselheira Andressa a respeito da avaliação biopsicossocial dos usuários deste serviço e quais seriam os órgãos responsáveis por executar esta tarefa.

Depois, discutiu-se brevemente sobre a questão da Notícia do Fato nº. 3381/18 de agosto, e deu-se por encerrado o assunto, após o arquivamento pelo órgão público e, sobre as credenciais, o Conselho vai aguardar a mudança da lei, apenas recebendo, por enquanto, informações dos locais onde há mais solicitações de credenciais.

A conselheira Ana Raquel, então, pediu a palavra para propor uma nova pauta no Conselho: a busca por informações a respeito de como anda o sistema de saúde auditiva pública em Bauru, e os membros do COMUDE concordaram em discutir mais sobre o assunto nas próximas reuniões.

Por fim, a conselheira Susana comentou sobre o futuro evento Arte sem Barreiras, que ocorrerá nos dias 1, 3 e 4 de outubro no Teatro Municipal de Bauru, convidando todos os presentes a participarem da ocasião. Nada mais havendo a tratar, o Coordenador Geral declarou encerrada a reunião às 16h30min e a ADAP seguirá acompanhando os debates bauruenses referentes aos direitos da pessoa com deficiência.

 

Matéria por Ana Raquel Périco Mangili.

Fotos: divulgação.

Guia
Tech 4 Health
Vantagens

Faça sua doação

Contatos
Telefones:

(14) 3226-3388 (14) 3202-6091 (14) 3202-6092


Email:

Adap © 2018 - Todos os direitos reservados